Criado no século XVIII, é um item clássico nas composições britânicas, fazendo com que seja considerado um ícone do Reino Unido. Sua história é um pouco incerta e cercada por lendas diversas.
Diz uma dessas lendas que um tal Senhor Phillip Stanhope, o quarto conde de Chesterfield, primeiro encomendou o sofá de couro adornado no início dos anos 1700. Ele queria que este sofá pudesse ser confortável e possuísse assentos que não enugasse a roupa. Ele tinha um gosto pelas artes e foi um patrono importante na época.

Como ele é feito?
A sua principal característica do chesterfield, é seu detalhe em capitonê, que é um acabamento manual de tapeçaria, costurada com botões de forma profunda na parte acolchoada do móvel, o que faz com que o tecido forme quadrados ou losangos que são marcados pelos botões. Eles dão o toque especial a este móvel conferindo à ele um tomo clássico e elegante.
Os sofás normalmente são feitos de uma estrutura de madeira, molas, uma camada de tecido resistente, camadas de espuma, manta acrílica, correias elásticas (um entrelaçado de látex misturado com plástico) localizadas na parte interna do sofá e os tecidos de cobertura.
